Dermatite canina: Dicas e tratamentos
A dermatite canina é uma infecção na pele cada vez mais diagnosticada nos consultórios veterinários e que vem se tornando mais e mais recorrentes, principalmente em cães de pelagem longa e espessa, como o lhasa apso, o golden retriever, e em cães com muitas dobrinhas, como o shar-pei e o buldogue francês. Um pelo mais denso e abundante, assim como as dobrinhas, costuma ser um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, uma das causas da dermatite canina.
Diversas causas
Segundo estudos, a doença pode ser causada por diversos fatores. O primeiro que devemos ficar atento é a própria genética de algumas raças. Fique atento ao adquirir um animalzinho de estimação. Algumas raças específicas são mais propensas à ação desses fungos e parasitas e, seja por sua estrutura genética (muitas dobrinhas como falamos anteriormente) ou por sua pelagem longa e densa.
Outros fatores importantes a serem levados em conta no desenvolvimento dessa doença nos cães são os parasitas e micro-organismos, as alergias, as questões hormonais, as lesões na pele, as alergias ou ainda lesões por produtos químicos e autoimunes.
Causas
Existem muitas causas de dermatite canina, e são elas que determinam se o problema pode ser transmissível ou não. No entanto, cães com o sistema imunológico equilibrado – saudáveis, bem alimentados – são muitas vezes imunes mesmo às formas transmissíveis. Isso porque seu corpo tem defesas naturais e suficientes para combater a dermatite canina.
Por outro lado, um cachorro com o sistema imunológico enfraquecido (imunodeprimido), seja por estresse por estar no cio, por exemplo, está mais vulnerável à dermatite canina. O mesmo acontece com animais com doenças de base, como é o caso da cinomose.
Causas mais comuns de dermatite em cães
- Fungos e bactérias
- Pulgas, carrapatos, piolhos e sarna
- Alimentação
- Produtos
- Atopia
- Autoimunes
- Problemas hormonais.
Sintomas
A dermatite canina pode se manifestar de diversas formas no animal.
Veja os sintomas mais comuns:
- perda de pelo
- pelo ralo e com falhas
- coçar ou morder constantemente um região da pele
- vermelhidão na pele
- pele com grumos ou pus
- pele seca e escamosa
- inchaço
Preste atenção aos sintomas e, ao notar algo fora do comum, procure um veterinário imediatamente.
Tratamentos
Segundo a veterinária Jaqueline, existem algumas formas de tratamento que podem ajudar seu amiguinho. São pomadas e sprays que aliviam a pele, até comprimidos que modulam sua imunidade. Ainda existem estudos sobre medicamentos com eficiência superior a 85% no tratamento da enfermidade.
A veterinária reforça a importância da avaliação do profissional para identificar a causa correta da dermatite para que possa ser indicado o tratamento adequado para o combate à doença. O lema é: O veterinário é, depois de você, o melhor amigo do seu pet.
Cuidados e prevenção
Como se trata de um problema relacionado em grande parte a fungos e bactérias, alguns cuidados podem e devem ser tomados para garantir a saúde do seu animalzinho. Tapetes, assim como podem ser prejudiciais em processos alérgicos em humanos, também oferecem o mesmo risco aos cães. Evite que seu pet fique sobre tapetes sempre que possível.
Fique também atento após o banho deles. Tão importante quando a higiene do animal é secá-lo completamente após o banho. Isso irá reduzir a chance de que seja criado um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e parasitas na pele do animal.
Avalie se seu pet apresenta algum tipo de alergia alimentar. Esse também é um fator causador de dermatite.
Mantenha sempre a casa limpa e combata pulgas, carrapatos e outros parasitas potenciais agentes transmissores de dermatites caninas.
A importância do Veterinário e um Plano de Saúde
A consulta ao veterinário é fundamental para o correto diagnóstico da causa da dermatite e, assim, determinar o melhor tratamento para seu pet. A Porto Seguros possui o Plano de Saúde perfeito para cães e gatos. Ele garante o tratamento adequado e especializado para seu animal com economia e diversas vantagens. Conheça sobre nossos planos no site ou peça o contato de um de nossos especialistas. Ele irá mostrar como você pode economizar nos gastos com veterinário e principalmente garantir a saúde de seu amiguinho.